Agência Panafricana de Notícias

Perspetiva de redução de forte taxa de mortalidade materna no Congo Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês quer reduzir, nos próximos anos, a forte taxa de mortalidade materna no Congo que é de cerca de 781 falecimentos para cada 100 mil nascimentos por ano, declarou o diretor-geral do Centro Hospitalar e Universitário (CHU) de Brazzaville, Ignace Ngakala.

"Estimado em 900 mortos por cada 100 mil nascimentos vivos em 1993, o racio de mortalidade materna era de mil 100 falecimentos maternos em 1995 e de 781 mortos em 2005. A mortalidade neonatal estimou-se em 33 mortos para cada cmil nascimentos vivos. Estes falecimentos devem-se às vezes à hemorragia, às infeções, ao paludismo e ao HIV/Sida", indicou Ngakala, durante um seminário de capacitação dos agentes do CHU.

Ele indicou que, para remediar esta situação, o Governo congolês decidiu desenvolver uma estratégia de gratuidade da cesariana e de outras intervenções cirúrgicas obstetricais maiores .

Ngakala sublinhou que, no Congo, apesar dos esforços envidados pelos decisores públicos e pelos parceiros na luta contra a mortalidade materna, os indicadores de atividades e a maior parte dos resultados das formações sanitárias ficam aquém das expetativas.

-0- PANA MB/JSG/MAR/DD 23Dez2010