Agência Panafricana de Notícias

Perspetiva de reabertura de unidade de produção de fosfato no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) – Uma unidade de produção de fosfato situada em Tilemsim, na localidade de Bourem, no norte do Mali. será reaberta, soube a PANA de fonte oficial no local.

Esta revelação foi feita durante uma visita efetuada esta semana ao local pelo ministro maliano da Indústria, Investimentos e do Comércio, Ahmadou Abdoulaye Diallo.

A mina, a céu aberto, é explorado desde novembro de 2010 por uma empresa designada Toguna agro-indústria com uma produção estimada em 20 milhões de toneladas de potencialidade explorável durante cerca de 400 anos.

Apesar das dificuldades ligadas ao assoreamento da zona, Toguna-SA ambiciona duplicar a produção de 80 toneladas, atualmente, para 160 toneladas por dia antes de setembro próximo.

Uma nova unidade de moagem com uma capacidade de 40 toneladas por dia será instalada para o efeito, de acordo com a mesma fonte.

A reabertura desta mina vai permetir ao Mali fazer economias nas faturas de importação de produtos agrícolas estimadas em mais de 70 bilhões de francos CFA (mais de 150 milhões de dólares americanos) para um volume de cerca de 300 mil toneladas.

A unidade estava a seri explorada pela Sociedade Nacional de Pesquisa e de Exploração Mineira (SONAREM), seguida da Sociedade de Exploração de Fosfatos de Tilemsi (SEFT-SA) antes da assinatura duma convenção de cessão dos ativos públicos em junho de 2009, a que se seguiu a retomada da mina e da sua fábrica de moagem pela companhia Toguna-SA.

A visita do ministro ao local preparava o arranque oficial da fábrica de fosfato de Tilemsi pelo Presidente do Mali, Amadou Toumani Toure, nos próximos dias, indica-se no Ministério maliano da Indústria, Investimentos e Comércio.

-0- PANA GT/AAS/IBA/CCF/DD 30março2011