Perspetiva de ampliação e requalificação do Aeroporto Internacional de São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Os Governos são-tomense e chinês assinaram quarta-feira um acordo sobre a ampliação duma pista e requalificação do Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe, soube a PANA de fonte oficial.
O Governo são-tomense, segundo anunciou o ministro da Presidência e Conselho de Ministros, Wando Castro, a previsão do arranque das obras está prevista para daqui a seis meses.
O governante realçou igualmente que se trata de "uma obra estruturante que desencravará o país”, que a sua conclusão permitirá “aterragem de aviões de maior porte e a gestão de vários voos em simultâneo.”
Explicou ainda Wando Castro, que as obras vão permitir a alargar a pista para o mar, ou seja, mais de 600 metros, e a requalificação dos edifícios anexos.
“Vai permitir aumentar a nossa capacidade de parqueamento de aeronaves”, informou Castro que reconhece que a obra beneficiará o povo são-tomense, não obstante o resultado das eleições legislativas, regionais e autárquicas, agendadas para 25 de setembro próximo.
Estudos técnicos foram realizados no decurso deste ano por uma empresa china, acrescentou.
Por sua vez, Hao Qinmei, conselheira da embaixada da China em São TOmé e Príncipe, destacou a importância do acordo assinado vital entre as partes e que, no seu entender, determinará o arranque das obras.
“Estamos mais próximo do início da construção. Acredito que, com a estreita colaboração, entre as duas partes, este dia chegará o mais rápido possível", anunciou o diplomata chinês.
-0- PANA RMG/DD 29junho2022