Agência Panafricana de Notícias

Perspectiva de extradição de líder rebelde Nkunda do Ruanda para RDC

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Uma comissão mista entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda será criada com vista a examinar as modalidades de extradição do ex-chefe do Conselho Nacional para a Defesa do Povo (CNDP, rebelião congolesa) do Ruanda para a RDC, declarou domingo último em Kinshasa o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, Alexis Thambre Mwamba.
Nkunda deverá responder pelos crimes cometidos, acrescentou o chefe da diplomacia congolesa aquando do seu regresso de Kivu-Norte (leste), onde participou numa reunião da avaliação das operações militares conjuntas entre a RDC e o Ruanda levadas a cabo em Gisenyi (Ruanda).
Mwamba indicou nessa ocasião que as mesmas operações decorreram "normalmente e sem erros", citando como testemunha o general Babacar Gaye da Missão da ONU no Congo (MONUC) que presenciou o encontro.
No quadro da normalização das suas relações diplomáticas e políticas, a RDC e o Ruanda decidiram reabrir embaixadas respectivas nos dois país, devendo a troca dos embaixadores acontecer em Março próximo, acrescentou.