Agência Panafricana de Notícias

Peritos preparam cimeira dos Grandes Lagos em Luanda

Luanda, Angola (PANA) - Chefes militares e dos serviços de Inteligência dos países-membros da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIRGL) iniciam esta sexta-feira, em Luanda, os preparativos da cimeira desta organização regional a realizar-se quarta-feira próxima na capital angolana.

Nesta sua quinta sessão ordinária a decorrer sob o lema "Promovamos a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento na região dos Grandes Lagos, os chefes de Estado e de Governo da CIRGL vão examinar os últimos desenvolvimentos na região, sobretudo a situação de conflito na República Democrática do Congo (RDC), na República Centroafriana (RCA) e no Sudão do Sul.

Para além da reunião desta sexta-feira entre as chefias militares e de segurança, a cimeira será ainda antecedida de outros encontros que vão congregar os ministros da Defesa da região, no sábado, e os coordenadores nacionais no domingo e na segunda-feira, antes de uma reunião do Comité Interministerial Regional.

Esta cimeira marca o arranque do mandato de dois anos de Angola na presidência da CIRGL, durante o qual o país promete "privilegiar a busca de soluções pacíficas para os conflitos no continente".

A eleição de Angola na presidência da organização ocorreu durante a sexta cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da região realizada em julho de 2013 na capital queniana, Nairobi.

São membros da CIRGL Angola, Burundi, Congo-Brazzaville, RCA, RDC, Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

-0- PANA IZ 09jan2014