Peritos preocupados com falta de atualização de dados do coronavírus no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - O Comité Científico de luta contra o Coronavírus no Congo manifestou, terça-feira, em Brazzaville, a preocupação de que os números epidemiológicos da pandemia deixaram de ser continuamente publicados e comentados.
"A epidemia ainda existe. É portanto útil que o boletim sobre dados epidemiológicos continue a ser publicado e comentado", disse o presidente da Comissão de Acompanhamento da Covid-19, Alexis Elira Dokékias.
Advertiu que o laxismo na publicação dos resultados da monitorização epidemiológica, há já algum tempo, "pode, por si só, ser um vetor de propagação da doença".
O Comité Científico de Luta contra o Coronavírus no Congo emitiu uma recomendação ao Governo para a necessidade de publicar regularmente os dados epidemiológicos.
Os últimos resultados da pandemia, foram publicados pelo Comité Técnico, há mais de um mês.
Desde então, a publicação é feita no final das reuniões da Coordenação Nacional de Gestão do Coronavírus, cuja regularidade não é a desejada.
Segundo Alexis Elira Dokékias, 76 pacientes estão a ser tratados em hospitais, em Brazzaville, Ponta Negra, Gamboma e Plateaux, no centro do país, bem como em Mfouati e Bouenza, no sul, enquanto 623 casos estão a ser acompanhados em regime ambulatório.
O especialista apelou à população para respeitar as medidas barreiras para evitar uma possível segunda vaga de contaminação.
De acordo com o último balanço epidemiológico, o Congo tem um total de 5.515 casos confirmados da covid-19, dos quais 4.981 recuperações e 92 óbitos.
-0- PANA MB/JSG/DIM/IZ 18nov2020