Agência Panafricana de Notícias

Peritos preconizam mudança na gestão de pesca em África

Dakar- Senegal (PANA) -- Peritos provenientes de toda a sub- região oeste-africana denunciaram terça-feira em Dakar, diante duma delegação da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), as políticas e os sistemas de gestão da pesca em África.
Estes peritos, que falavam por ocasião do lançamento do Comité de Pilotagem da Parceria das Pescas Africanas (PAF) denunciaram igualmente a falta de boas políticas concertadas e de transparência no sector piscatório.
É precisa então uma firme tomada de consciência e que esforços sejam envidados cada vez mais a fim de melhorar o sistema a todos os níveis, com base no código de conduta da pesca em África, e numa óptica sustentável", indicou Dougoutigui Coulibaly, secretário-geral do Agrupamento dos Armadores e Industriais da Pesca no Senegal (GAIPES).
Ele precisou que os rendimentos que constituem as riquezas da pesca devem ser exploradas, pois, disse, elas podem largamente contribuir para a sua economia.
Coulibaly concluiu que a boa governação passa em primeiro lugar por uma boa gestão de recursos.
O PAF é uma iniciativa da NEPAD que visa ajudar África na elaboração e aplicação de políticas favoráveis ao crescimento do sector das pescas, nomeadamente pela reforma da gestão das pescas aos níveis nacional e regional.
Para atingir este objectivo, ele facilitará o estabelecimento de parcerias dinâmicas, fluídas e multilaterais estabelecidas como o fundo fiduciário independente denominado Fundo Fiduciário para as Pescas Africanas, bem como o compromisso ao nível político a fim de garantir o sector das pescas em África.
A Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) é uma visão e um quadro estratégico para o renascimento de África.