Agência Panafricana de Notícias

Peritos exortam países da África Ocidental a melhor gerir ativos

Lagos, Nigéria (PANA) – Peritos financeiros exortaram os 15 países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a ser prudentes na sua gestão dos ativos nacionais para prevenir uma eventual crise financeira.

O jornal independente nigeriano "Guardian" informa que os peritos financeiros lançaram este apelo durante uma conferência regional em Lagos, organizada recentemente pelo Instituto da África Ocidental para a Gestão Financeira e Económica (WAIFEM).

Segundo o jornal, que cita o diretor-geral da WAIFEM, o professor Akpan H. Ekpo, « na gestão dos nossos investimentos não devemos perder de vista os três objetivos essenciais da gestão das nossas reservas : a segurança, a liquidez e os retorno dos investimentos ».

O jornal adiantou que os participantes aceitaram igualmente a imperiosa necessidade para os países membros de adotar estratégias de investimentos que garantam a segurança e reforcem os retornos necessários ao setor financeiro da região.

O professor Ekpo sublinhou que as novas vulnerabilidades e os riscos apareceram após as baixas dos mercados mundiais e os empréstimos hipotecários acrescidos nos países desenvolvidos, o que, notou, sublinha a importância da gestão dos ativos associados às reservas.

-0- PANA SB/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 15março2011