Agência Panafricana de Notícias

Peritos em combate à lavagem de dinheiro reunidos em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A capital cabo-verdiana acolhe, a partir desta segunda-feira, a 8ª Reunião do Comité Ministerial Ad hoc do Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Capitais (GIABA) com a participação de especialistas em combate contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, apurou a PANA de fonte oficial.
No evento vão estar presentes delegados de todos os Estados-membros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), do Banco Mundial (BM), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Secretariado da Commonwealth.
Participam igualmente representantes do Grupo de Acção Financeira (GAFI), da Comissão da UEMOA (União Económica e Monetária da África Ocidental) e da ONUDC (Gabinete das Nações Unidas conta a Droga e o Crime).
Delegados dos bancos centrais dos Estados-membros e de outras organizações intergovernamentais cujas acções estão direccionadas para o combate à lavagem de capitais constam também da lista de participantes.
A reunião vai avaliar e debater os progressos e os avanços dos Estados-membros da CEDEAO na implementação efectiva de acções contra as ameaças relacionadas com a lavagem de capitais e o financiamento do terrorismo.
Serão avaliados os relatórios de seguimento da Serra Leoa, do Senegal e da Nigéria, bem como o projecto de Relatório de Avaliação Mútua do Benin.
A reunião deverá produzir um relatório contendo as recomendações finais, incluindo as medidas necessárias para o reforço do quadro regional contra os fenómenos do branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo.
O Comité Ministerial ad hoc do GIABA, seu órgão máximo constituído pelos ministros das Finanças, Justiça e Administração Interna dos Estados-membros da CEDEAO, vai analisar o relatório da reunião plenária e outras questões pertinentes ao funcionamento do Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Capitais.