Agência Panafricana de Notícias

Peritos deploram fraco aumento de receitas cerealíferas em espaço da CEDEAO

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Os peritos em conclave para preparar a posição comum de África na conferência de Rio+20 deploraram o fraco aumento, nos últimos anos, das receitas cerealíferas dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no quadro dos seus trabalhos iniciados esta quinta-feira em Addis Abeba.

« O território da CEDEAO constitui um caso de espécie. As receitas cerealíferas aumentaram com efeito em apenas um porcento por ano nestes últimos 30 anos, o que é muito preocupante, já que, esta sub-região regista um crescimento demográfico anual de cerca de quatro porcento e deverá tornar-se no mais populoso de África até 2050”, notaram .

Para estes peritos, 75 a 80 porcento da produção cerealífera na África Subsariana nos últimos anos provirá do aumento das superfícies cultivadas, e menos de 20 porcento do acréscimo dos rendimentos, o que indica que a subida da produtividade agrícola deverá constituir uma prioridade do programa de reformas das políticas sobre a segurança alimentar.

De igual modo, os preços dos principais produtos alimentares básicos aumentaram também nos últimos anos e, segundo as projeções mais fracas relativas aos mercados mundiais, eles permanecerão em níveis elevados nos próximos 10 anos.

O futuro de África depende então do investimento maciço e urgente na agricultura, em particular em sistemas de produção alimentares a pequenas escalas, sublinharam.

Eles recomendaram estratégias e programas que se baseiem num compromisso político forte e numa verdadeira vontade de mudança, em investimentos agrícolas num período determinado, numa autoridade responsável e no pragmatismo.

-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 21out2011