Agência Panafricana de Notícias

Peritos de Angola, Cabo Verde e Moçambique em curso sobre corrupção

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Investigadores, procuradores e juízes criminais de Angola, Cabo Verde e Moçambique participam desde segunda-feira num curso de ensino à distância sobre práticas de combate à corrupção ministrado por especialistas do Banco Mundial (BM) a partir de Washington, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte judicial.
Com a realização deste curso, a ser ministrado através do sistema de vídeo-conferência, o BM pretende dotar as entidades dos três países que actuam no combate à corrupção de ferramentas eficazes para reforçar as suas capacidades de acção judicial.
Esta iniciativa inscreve-se também num projecto que visa a criação duma rede regional de oficiais nacionais relevantes, que possa servir de espaço para a troca de experiências sobre a implementação efectiva de instrumentos anti-corrupção e a gestão bem sucedida de casos de corrupção.
De acordo com fontes seguras, a realização deste curso em simultâneo nos três países africanos lusófonos é também uma oportunidade de consolidar a cooperação Sul-Sul com a partilha de experiências nessa área com o Brasil, a África do Sul e o Perú.
O curso, sub-dividido em quatro sessões durante três dias, vai abordar aspectos básicos da acção judicial, a forma como criar uma estratégia interna para investigar e processar melhor os casos de corrupção, a criação e o fortalecimento da cooperação entre os órgãos nacionais com mandatos complementares e melhoria da cooperação internacional e regional para uma assistência jurídica mais efectiva.