Peritos críticos a sanções dos Estados Unidos contra RD Congo
Kinshasa, RD Congo (PANA) – A coordenação do Painel dos Peritos da Sociedade Civil da República Democrática do Congo (RDC) condena as sanções impostas a personalidades congolesas pelos Estados Unidos, anunciou o seu coordenador, Dieudonné Mushagalsa.
A condenação consta dum memorando enviado quarta-feira ao Governo norte-americano, através da sua embaixada em Kinshasa.
Em declaração quarta-feira à PANA, o coordenador do Painel, Dieudonné Mushagalsa, frisou que esta iniciativa do Departamento do Estado norte-americano visa degradar, humilhar, coisificar, empobrecer e desrespeitar os filhos e as filhas da RD Congo.
A seu ver, esta atitude denota também o desejo de se manter a dominação ocidental sobre a RD Congo.
A 22 de fevereiro de 2019, o Departamento de Estado norte-americano, em Washington, a capital dos Estados Unidos, tomou sanções de que são vítimas algumas personalidades de três instituições da RDC.
Trata-se dos presidentes da Assembleia Nacional, Aubin Minaku, e do Tribunal Constitucional, Bénoit Luamba, bem como de três líderes da Comissão Eleitoral Nacional Independente(CENI), designadamente Corneille Nangaa (presidente), Norbert Basengezi Kantitima (vice-presidente) e Marcellin Mukolo Bansengezi (conselheiro do presidente).
O que esá na base destas sanções é a validação dos resultados das eleições presidenciais de 30 de dezembro de 2018, ganhas por Félix Antoine Tshisekedi.
-0- PANA KON/TBM/SOC/FK/DD 28fev2019