Agência Panafricana de Notícias

Peritos avaliam progressos dos Objectivos do Milénio em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Um ateliê de dois dias para avaliar os progressos realizados pelos países africanos com vista ao alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) deverá iniciar-se na próxima quarta-feira, na sede da Comissão da União Africana (CUA) em Addis Abeba, na Etiópia.
Co-organizado pela CUA, pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), o ateliê visa analisar as tendências e dificuldades que os países encontram na busca de soluções e na aceleração do progresso para o alcance dos ODM em África.
O encontro, que agrupa peritos provenientes de diferentes Estados membros da UA, apresentará um quadro global das perspectivas e dos desafios de África no alcance dos ODM.
Os participantes estarão igualmente em condições de patilhar as experiências e as dificuldades registadas no quadro dos seus esforços a favor da realização dos ODM, bem como as estratégias para os atingir.
O ateliê deverá também ajudar a União Africana a elaborar recomendações com vista à realização dos Objectivos do Milénio até 2015.
O esquema das recomendações preparado conjuntamente pela CUA, pelo BAD e pela CEA será estudado pelos participantes e submetido à atenção da Conferência conjunta UA-CEA dos ministros das Finanças, da Planificação e do Desenvolvimento Económico antes de ser transmitido à Assembleia da UA para adopção.