Agência Panafricana de Notícias

Peritos adoptam projectos sobre missões de paz da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Peritos militares aprovaram sexta-feira em Addis Abeba um projecto de aplicação das próximas operações de manutenção da paz da União Africana (UA).
"Viemos com novas orientações que foram objecto dum consenso e que deverão ser levadas ao conhecimento dos diferentes órgãos de decisão da UA", declarou um membro do Conselho dos Anciões da UA, o Tanzaniano Salim Ahmed Salim.
O Conselho de Paz e Segurança (PSC) deverá examinar estas novas orientações aprovadas pelos peritos militares provenientes de diferentes países africanos antes de as transmitir aos líderes dos países membros da UA para adopção.
Discutindo com os peritos sobre a aplicação de novas orientações para a protecção dos civis em tempo de guerra, Salim indicou que as novas orientações vão definir o mandato das próximas missões de manutenção da paz da UA.
"Isto constitui uma nova abordagem em matéria de protecção dos civis em caso de conflito", acrescentou o ex-secretário-geral da Organização da Unidade Africana (OUA), actual UA.
"Os conflitos que gerimos são essencialmente conflitos internos e a maioria das vítimas são civis.
Os conflitos decorrem nos focos de tensões bem determinados e as linhas de demarcação entre civis e alvos militares não são claramente definidos", prosseguiu Salim Ahmed Salim.