Agência Panafricana de Notícias

Perita senegalesa realça papel de microcrédito no desenvolvimento de África

Dakar, Senegal (PANA) – A coordenadora da African microfinance transparency (AMT), a Senegalesa Maissata Ndiaye Niasse, disse terça-feira em Dakar que o microcrédito desempenhou um papel primordial no desenvolvimento da África.

Falando por ocasião da instalação do escritório do AMT, região África, Niasse ressaltou que o desenvolvimento do microcrédito é uma das estratégias que podem permitir ao continente estimular a sua economia e aceder ao desenvolvimento, sublinhando que a África precisa abrir-se para emergir cada vez mais.

Ela indicou que, para atingir os seus objetivos, a organização que dirige concentra a sua ação na promoção do recurso à notação e à avaliação externa.

Sublinhou que o objetivo do AMT é reforçar a credibilidade do setor do microcrédito em África facilitando a difusão de informações financeiras transparentes e padronizadas para o maior número de instituições de microcrédito.

Do AMT fazem parte representantes de instituições de microcrédito africanas, algumas das quais já eram as primeiras em África a serem avaliadas, bem como quatro agências de notação ativas no continente.

Niasse sublinhou que, para facilitar o acesso ao financiamento externo e apoiar o crescimento, a sua instituição organiza amualmente uma feira para investidores no microcrédito.

Esta feira, acrescentou, inclui igualmente ateliés de sensibilização ao interesse de empreender uma notação para as instituições de microcrédito não avaliadas.

-0- PANA DOU/TBM/SOC/CJB/DD 18jul2012