Agência Panafricana de Notícias

Penúria de gasolina azul persiste no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- Os automobilistas senegaleses deverão aguentar até sexta-feira próxima para uma retomada normal da distribuição da gasolina azul, um produto sob tensão desde a suspensão das actividades das quatro principais refinarias da África Ocidental.
Num comunicado transmitido terça-feira à PANA, o Ministério senegalês da Energia "desculpou-se pelos dissabores" causados pela ruptura de stock de gasolina azul e anuncia que "a distribuição deverá retomar o seu curso normal a partir de sexta-feira próxima".
O secretário permanente do Comité Nacional dos Hidrocarbonetos (CNH), Abdoulaye Guèye, espera pela chegada da próxima carga de gasolina azul a 4 de Fevereiro corrente e anuncia a vinda de um outro navio-cisterna entre 14 e 18 deste mês.
Segundo ele, a ruptura resulta do facto de o principal importador local não ter conseguido encontrar o produto na sub-região.
A tensão que existe sobre o stock de gasolina azul resulta ainda da paralisação da SAR, controlada 80 por cento pelo Estado do Senegal após uma recapitalização e que produz diversamente 1,2 milhão de toneladas de hidrocarbonetos refinados por ano para um consumo doméstico de 1,8 milhão.
Actualmente, a SAR está a negociar com Bin Ladin Group um acordo que deverá arrecadar 320 milhões de euros e decidiu elevar a médio prazo a sua capacidade de refinação a três milhões de toneladas.
O CNH revela igualmente as dificuldades actuais que atravessa a indústria de refinação na África Ocidental.
A Empresa Ivoiriense de Refinação (SIR) e a Refinaria do Gana (TOR) estão paralisadas ao passo que, nos Camarões, a unidade de produção de gasolina da SONARA está igualmente na mesma situação.