Agência Panafricana de Notícias

Penúria de combustíveis perturba tráfego aéreo interno do Congo

Brazzaville, Congo(PANA) – O tráfego aéreo entre Brazzaville e Ponta Negra, as duas principais aglomerações do Congo, está perturbado há alguns dias por causa duma penúria de combustíveis devida a problemas de refinação, anuncia um comunicado do Governo.

« Estas perturbações devem-se (..) a uma penúria de combustíveis de tipo Jet A, combustível particular destino às aeronaves », indica a nota assinada pelo ministro dos Hidrocarbonetos, Jean-Marc Thystère-Tchikaya.

«Constatou-se que, após a última importação de Jet A realizada pelo nosso país, os produtos em causa não correspondiam aos parâmetros técnicos e legais previstos para a República do Congo », sublinha o comunicado.

Segundo o Governo, a Congolesa de Refinação, a refinaria nacional instalada em Ponta Negra, no sul, não permitiu compensar o défice de combustíveis do país povoado por quase cinco milhões de habitantes .

Desde novembro de 2016, o avião representa o meio mais seguro para se deslocar a Ponta Negra, no extremo-sul do país, a partir de Brazzaville, dado que os tráfegos ferroviário e rodovário estão obsoletos devido à insegurança ligada às violências na região de Pool.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 30jan2018