Agência Panafricana de Notícias

Pedro Pires agraciado com grau de Doutor Honoris Causa em Ciência Política

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, vai receber, quarta-feira, em Lisboa (Portugal), da Universidade Lusófona de Ciências e Humanidades o grau de Doutor Honoris Causa em Ciência Política, apurou a PANA na capital cabo-verdiana.

A universidade portuguesa vai atribuir este título a Pedro Pires “em reconhecimento do seu desempenho de estadista que tem contribuído para o desenvolvimento do continente africano”.

Em maio de 2010, o Presidente da República de Cabo Verde, que termina este ano o segundo e último mandato, recebe também o título de Doutor Honoris Causa em Administração Pública, outorgado pela Universidade Técnica de Lisboa.

A distinção, por proposta do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, foi um reconhecimento pelo abnegado trabalho desenvolvido pelo atual Presidente da República de Cabo Verde, durante o período em que o mesmo dirigia os destinos do país, na qualidade de primeiro-ministro (de 1975 a 1991).

A atribuição do referido título foi também uma homenagem à dedicação do atual estadista cabo-verdiano na construção de um Cabo Verde desenvolvido e democrático.

Este foi o segundo título do género atribuído a Pedro Pires, tendo recebido idêntica distinção outorgada pela Universidade Federal do Ceará (Brasil) em 2007.

O Presidente da República de Cabo Verde, que inicia terça-feira uma visita de trabalho a Portugal, vai encontrar-se também, quarta-feira próxima, com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, no quadro do último encontro oficial entre os dois estadistas, antes de o primeiro deixar o poder.

Antes de regressar ao país, quinta-feira, Pedro Pires reunir-se-á com a comunidade cabo-verdiana no Centro de Congressos de Lisboa.

-0- PANA CS/DD 21junho2011