Agência Panafricana de Notícias

Pedido de repatriamento de Tunisinos bloqueados na Líbia confirmado

 

Túnis, Tunísia (PANA) - O presidente do Observatório Nacional Tunisino dos Direitos Humanos, Moustapha Abdelkrim, confirmou os relatórios publicados pelas redes sociais sobre os apelos de ajuda humanitária lançado pelos Tunisino bloqueados na Líbia para serem repatriados.

Numa declaração à imprensa, quarta-feira última, Abdelkrim instou as autoridades tunisinas a acelerarem o seu repatriamento, tendo em conta a situação na Líbia, que, a seu ver, é insuportável em termos de saúde e segurança.

O número de Tunisinos bloqueados atualmente na fronteira, Ras Jadir e seus arredores, estima-se em 500 pessoas, disse Mustapha Abdelkrim, acrescentando que o número pode aumentar para mil 500 cidadãos tunisinos.

Apelou à abertura do segundo posto fronteiriço, Al Dahabia, para permitir o regresso dos Tunisinos bloqueados, há muito tempo, à Tunísia.

Desde o aparecimento do novo coronavírus (Covid-19), mais de dois mil 200 Tunisinos foram repatriados da Líbia, em massa, através da passagem fronteiriça de Ras Jadir, lembra-se.

-0- PANA YY/IN/DIM/DD 30abril2020