Paz no Mali domina agenda da presidência de França no Conselho de Segurança
Paris, França (PANA) – França, que assumirá a presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a 1 de março próximo, colocará no centro das suas preocupações a paz no Mali, declarou o Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).
"França assumirá em março próximo a presidência mensal do Conselho das Nações Unidas. Ela insistirá no apoio ativo à manutenção da paz, nomeadamente no Mali, na resolução dos conflitos e no compromisso para a paz”, anunciou no início desta semana o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.
Entre as outras questões que serão abordadas, haverá o reforço do acesso humanitário bem como a proteção dos empregados humanitários que operam em terrenos perigosos, o respeito do direito internacional humanitário, ou ainda a defesa das mulheres nos conflitos armados e a sua participação acrescida nos processos de paz, acrescentou a mesma fonte.
Cada mês, lembre-se, um dos países-membros do Conselho de Segurança assume a presidência, conforme uma rotação baseada na ordem alfabética inglesa dos países. França sucederá à Guiné Equatorial, presidente em fevereiro corrente, e precede a Alemanha, que assumirá a presidência, em abril próximo.
No seio das Nações Unidas, é ao Conselho de Segurança, composto de 15 membros dos quais cinco permanentes e 10 não permanentes eleitos para dois anos , que incumbe a responsabilidade principal da manutenção da paz e da segurança internacionais, e as suas decisões têm uma força obrigatória e impõem-se a todos os Estados-membros da ONU.
-0- PANA BM/BEH/FK/IZ 27fev2019