Abuja, Nigéria (PANA) – A paz na Líbia vai contribuir grandemente para o desenvolvimento global de África, declarou quinta-feira, em Abuja, o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.
Falando na receção das cartas credenciais do novo embaixador da Líbia, Ayad Musbah Faraj Attayary, o chefe de Estado nigeriano afirmou que o restabelecimento rápido da paz e da estabilidade naquele país da África do Norte "vai reduzir enormemente a insegurança que grassa atualmente nalgumas partes de África".
"Os nossos esforços devem ser orientados para o restabelecimento da paz”, insistiu o Presidente Buhari, segundo um comunicado do seu porta-voz, Femi Adesina.
Para ele, é necessário restaurar a paz e a estabilidade na Líbia logo que possível, o que vai traduzir-se na prosperidade, no desenvolvimento económico e numa maior segurança em África.
Buhari disse igualmente ao embaixador líbio que, enquanto membro influente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a paz na Líbia vai ajudar também a estabilizar o setor petrolífero.
Declarou-se persuadido de que com um maior engajamento de todas as partes em conflito e pessoas bem intencionadas, a situação naquele país do Magrebe “vai voltar à ordem para que possa recomeçar a desempenhar o seu papel em África”.
O embaixador, que transmitiu os agradecimentos do primeiro-ministro líbio, Fayez al-Sarraj, disse que o seu país contava com a Nigéria para usar a sua posição em África com vista a ajudá-lo a encontrar uma situação normal.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 02agosto2019