Agência Panafricana de Notícias

Paul Kagame vence escrutínio presidencial no Ruanda

Kigali- Ruanda (PANA) -- O chefe do Estado ruandês cessante, Paul Kagame, foi reeleito segunda-feira à frente do seu país para um novo mandato de sete anos, soube-se de fonte oficial em Kigali.
Kagame obteve 95,6 porcento dos votos durante o escrutínio presidencial organizado segunda-feira no Ruanda, contra 3,1 porcento do seu adversário mais sério, Jean Damascène Ntawukuriryayo, candidato do Partido Social Democrata (PSD) e atual vice-presidente da câmara dos deputados, segundo os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional (COMLENA).
Prosper Higiro, do Partido Liberal (PL), obteve 1,1 porcento ao passo que Alvera Mukabaramba, do Partido para o Progresso e Concórdia (PPC), conseguiu apenas 0,2 porcento.
Paul Kagame, nascido a 23 de Outubro de 1957 no Ruanda, foi eleito Presidente do seu país em 2000 pelo Parlamento ruandês na sequência da demissão do seu antecessor, Pasteur Bizimungu.
Com base numa nova Constituição, votada por referendo, ele foi reeleito em 2003 para um mandato de sete anos, a que se junta o novo da mesma duração.