Agência Panafricana de Notícias

Patrice Trovoada, declara-se vencedor de legislativas em São Tomé e Principe

São Tomé, São Tomé e Príncipe-(PANA) – Patrice Trovoada, declara-se vencedor das legislativas de 25 de setembro, e aguarda pelo apuramento geral e final do Tribunal Constitucional

Setenta e duas horas depois, das eleições legislativas autárquicas e regional de 25 de setembro, ainda se mantém as dúvidas sobre o vencedor das eleições.

Decorrem em todo País, nas comissões eleitorais distritais, o apuramento dos votos, das 309 mesas. Uma situação que levou a que o Presidente da Comissão Eleitoral, José Carlos Barreiros, teria o levado pela primeira vez a divulgar apenas os resultados dos mandatos, obtidos por cada candidatura nestas eleições.

No entanto, o maior partido da oposição são-tomense ADI (ação democrática independente), através do seu Presidente, Patrice Emery Trovoada, garante ter ganho o pleito com maioria absoluta.

“Eu quero agradecer os militantes do ADI, e dizer-vos que conforme prometido com uma maioria absoluta, eu assumirei as funções e as responsabilidades, de primeiro-ministro e chefe do próximo governo” afirmou Patrice

Patrice Trovoada, que regressou ao País, (17.09) domingo para juntar-se a direção do seu partido na luta pelo poder, na campanha eleitoral que começou (09.09) afirma que a sua vitoria é manifestação do “desanimo da população do interior” do arquipélago.

“Análise global, e análise detalhada que nós fazemos nos diz que o País inteiro e particularmente as zonas mais pobres reclama uma solução”. Ainda decorrem os trabalhos de apuramento geral dos votos nas Comissões eleitorais distritais.

Dados do apuramento provisório das eleições legislativas autárquicas e regional, divulgados pela CEN (Comissão Eleitoral Nacional) indicam que ADI (ação democrática Independente), é o partido mais votados nestas eleições. Mas o antigo primeiro-ministro são-tomense, diz ter conquistado maioria absoluta com trinta mandatos.

“Água Grande tem 8 mandatos, com 57% dos votos. Em Mé-Zochi temos 6 mandatos, com 60% porcento em Canta-Galo 4 mandatos com 67 porcentos dos votos em Lobata 3 mandatos 43 mandatos em Lembá 3 mandatos com 50% em Cauê 1 mandato, com 20 porcento na região autónoma do Príncipe, 3 mandatos com 60 porcento. Totalizando 30 mandatos incluindo dois mandatos na diáspora, um para círculo da europa e outro para africa", declarou-se.

A terceira forca mais votada nestas eleições foi o MCI-PS/PUN (movimento de cidadão Independente- partido socialista/ partido de unidade nacional, é para Patrice Trovoada, a força que retirou ADI maioria soberba que o mesmo tanto deseja para governar São Tomé e Príncipe.

Eu estava à espera de um resultado mais significativo”, acrescenta Trovoada, que o tema da campanha do movimento dos cidadãos independentes de Cauê, prioridade aos filhos da roça e descendentes cabo-verdianos. No meio da ansiedade, entre as forças políticas sobre os resultados das eleições, o Tribunal Constitucional, depois do apuramento geral vai ditar o resultado e declarado o partido vencedor das eleições legislativas de 25 de setembro de 2022.

-0-RMG/MAR PANA28Setembro2022