São Tomé, São Tomé e Príncipe - (PANA) - O Governo são-tomense anunciou quinta-feira a libertação do pastor são-tomense Iudmilo Veloso da Costa, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, onde cumpria uma pena de prisão de um ano por difamação.
De acordo com o secretário de Estado são-tomense da Comunicação Social, Adelino Lucas, o pastor Iudmilo Veloso encontra-se, neste momento, "sob custódia" da Embaixada de Angola na Côte d'Ivoire, após ter sido posto em liberdade pelas autoridades ivoirienses.
A sua libertação resultou "do expediente encetado pelo Eexecutivo são-tomense junto das autoridades daquele país", explicou o secretário de Estado, anotando que a data do regresso da delegação são-tomense que se encontra em Abidjan será anunciada, nos próximos dias.
O Governo são-tomense apelou para a calma da população e dos familiares do pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que se encontrava preso há dois meses, na Côte d'Ivoire.
Ele devia cumprir um ano de prisão por ter cometido um crime cibernético e de difamação contra os seus colegas, através de perfil falso nas redes sociais.
A sua prisão degenerou em violência e distúrbios que resultaram na morte de uma pessoa e na destruição dos templos da IURD bem como na queima de meios de transportes.
-0- PANA RMG/IZ 01nov2019