Passageiros franceses impedidos de viajar para Niamey
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Passageiros de nacionalidade francesa, com destino a Niamey, no Níger, estão confrontados com dificuldades em matéria de voo junto de algumas companhias aéreas que servem esta cidade, soube a PANA de fonte aeroportuária.
“De acordo com as autoridades nigerinas, qualquer passageiro de nacionalidade francesa já não está autorizado a entrar no território nigerino, pelo que não será mais aceite nos nossos voos para este destino”, lê-se numa nota publicada pela Air Burkina Faso, companhia nacional aérea burkinabe.
A iniciativa foi tomada pelas autoridades malianas que exigem dos passageiros binacionais (francês-maliano), que tenham um passaporte maliano válido ou um visto quando utiliza um passaporte francês, e tendo em conta os casos de passageiros rejeitados nos nossos voos nos últimos tempos e as dificuldades da sua gestão, os bilhetes de identidade do Mali deixarão de ser aceites nas partidas de Dakar (Senegal) com destino a Bamako."
“Qualquer passageiro que parta de Dakar para Bamako deve ter um passaporte maliano válido ou um visto de entrada no Mali se utilizar um passaporte francês”, acrescentou a empresa.
As relações entre os países da Aliança dos Estados do Sahel (AES), que são o Burkina Faso, o Mali e o Níger, e os da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), deterioraram-se consideravelmente nos últimos anos.
Até recentemente membros da CEDEAO, os três países em apreço anunciaram domingo último a sua retirada, com efeitos imediatos, desta instituição.
Esta última exige dos dirigentes militares e golpistas dos três países de devolverem o poder aos civís.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 02fev2024