Túnis, Tunísia (PANA) – Unidades da segurança tunisina, posicionadas na zona de Sidi Mansour, na província de Sfax, no sudeste da Tunísia, detiveram um passador de migrantes de 36 anos de idade e 200 candidatos à migração clandestina, todos subsarianos, quando tentavam rumar para a Itália, soube a PANa de fonte de segurança tunisina.
Os migrantes clandestinos detidos não tinham documentos que os pudessem identificar, precisou a mesma fonte.
De acordo com o Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais, o número de tentativas de migração clandestina frustradas em 2020 eleva-se a mil e 96.
O total de candidatos à migração detidos é de mil 466, o que, acrescentou o Fórum, demonstra que a Tunísia adquiriu doravante experiência em matéria de luta contra operações de migração clandestina, nomeadamente graças ao desenvolvimento do seu sistema de controlo oferecido pela União Europeia (UE).
O Fórum denunciou a transformação da Tunísia em “polícia do Mediterrâneo” cujo papel se limita ao controlo das fronteiras sem receber contrapartidas dos Europeus, como a obtenção de contratos de trabalho no exterior para Tunisinos ou entrada dos mesmos na Europa sem vistos.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 18jan2020