Partidos políticos exigem "libertação total" de ex-Presidente burkinabe Kaboré
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Cinquenta e oito partidos políticos burkinabes pediram nesta segunda-feira a "libertação total" do ex-Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, deposto a 24 de janeiro por um golpe de Estado, soube a PANA de fonte oficial.
Kaboré estava detido há vários meses por soldados que o autorizaram, a 6 de abril último, a voltar à sua casa, onde lhe garantem a segurança, mas seus próximos dizem que está numa prisão domiciliar.
"Visto que a detenção do Roch Marc Christian Kaboré é ilegal, injusta e arbitrária, pedimos a sua libertação total, imediata e incondicional", declararam os signatários do comunicado.
"Exigimos a preservação da integridade física e moral do Presidente Roch Marc Christian Kaboré e denunciamos as manobras sórdidas e desavergonhadas de propagandistas zelosos que destilam mentiras com o fito de levarem a crer que ele próprio optou voluntariamente pela sua própria reclusão", lê-se na nota.
"Marcamos nosso compromisso ao lado das forças de combate para salvaguardarmos a integridade do nosso país. Expressamos a nossa solidariedade às famílias das vítimas da hidra terrorista, em particular as do recente ataque em Seytenga e todas as populações forçadas a deslocar-se, e desejamos rápidas melhoras a todos os feridos", sublinharam.
“Comprometemo-nos também a trabalhar sempre com todas as componentes sócio-políticas do nosso país para o regresso à paz, segurança, reconciliação genuína para os filhos e filhas da nossa nação e a trabalhar pelo regresso a uma vida constitucional normal”, concluíram os partidos políticos.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 20junho2022