Agência Panafricana de Notícias

Partidos de oposição chamados a unir-se na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - Os partidos da oposição na Gâmbia devem unir-se para fazer pressão com vista a uma reforma do processo eleitoral e arrebatar o poder da Aliança para a Reorientação e Construção Patrióticas (APRC).

O apelo foi lançado quinta-feira pelo líder do Partido Progressista Popular (PPP), principal partido da oposição, Omar Jallow, durante uma entrevista à PANA sobre a situação política no na Gâmbia.

"Precisamos apenas de voltar à recarga agora e sair com uma "boa" estratégia que nos reuna para lutarmos não apenas para as próximas eleições mas também contra o processo eleitoral a partir de hoje a fim de nos certificarmos de que isto vai ser livre, equitativo, transparente e democrático", afirmou.

Jallow declarou que isto pode realizar-se pois, disse, isto já funcionou para o meu partido e a Aliança Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (NADD), entre 2004 e 2006.

"Apesar de ter havido muita intimidação e intolerância, pois tínhamos estruturas sólidas no terreno e recursos, tanto humanos como financeiros, conseguimos vencer as forças de intimidação", regozijou-se.

"Vencemos quatro das seis eleições parciais e acho que isto pode repetir-se. Temos o poder do povo. Se nós conseguirmos unir então nada pode enfraquecer o poder do povo. Sabemos que este Governo é o Governo mais impopular atualmente quer no interior quer no exterior da Gâmbia", declarou Jallow.

Afirmou que as populações estão "desesperadas" por não poderem ver uma oposição forte na qual elas possam identificar-se.

Acrescentou que "cada Gambiano sabe que, enquanto estivermos divididos, estamos a legitimar praticamente (Presidente Yahya) Jammeh".

-0- PANA MSS/MA/MTA/TBM/SOC/FK/DD 09jan2015