Agência Panafricana de Notícias

Partido tunisino acusa Governo de submissão a grupos terroristas

Túnis, Tunísia (PANA) - O Partido Republicano da Tunísia (Al Joumhouri, oposição) acusou o Estado tunisino de submissão às exigências dos grupos terroristas que raptaram diplomatas tunisinos na Líbia antes de os libertar contra a libertação de um dos responsáveis da milícia Fajr Líbia, Walid Klib, que se encontrava sob custódia da Justiça tunisina por atos terroristas.

Num comunicado em Túnis, o Partido Republicano afirma ter apoiado todos os esforços feitos para a libertação dos diplomatas tunisinos sequestrados por grupos armados, "que não atribuem qualquer importância às tradições diplomáticas'', mas considera a libertação de Walid Klib "uma submissão das autoridades tunisinas às condições dos raptores".

Para este partido, o comportamento das autoridades tunisinas é um fracasso gritante no tratamento do dossiê desde o início e uma ameaça à independência da Justiça tunisina.

Segundo o comunicado, este caso demonstra, mais uma vez, a incapacidade da diplomacia tunisina de resolver a situação volátil na Líbia e estabelecer uma política capaz de proteger os interesses da Tunísia e dos Tunisinos nesse país irmão.

O Partido Republicano considera também que o Governo é incapaz de se proteger contra ameaças de grupos armados e exige esclarecimentos sobre este assunto e as condições em que foi tratado.

Para esta formação política,"o Governo tunisino deve assumir a responsabilidade da segurança da comunidade tunisina instalada na Líbia e tomar todas as medidas necessárias para a sua proteção, após tornar-se num meio de pressão sobre a política estrangeira da Tunísia para os grupos armados que não hesitam em usá-lo para atingir seus objetivos.''

-0- PANA AD/IN/JSG/DIM/IZ 23junho2015