Bujumbura, Burundi (PANA) – O Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, partido no poder) venceu as eleições legislativas de 20 de maio corrente com 68,02 por cento dos sufrágios expressos, em detrimento do Congresso Nacional para a Liberdade (CNL, principal partido da oposição) que obteve 26,22 por cento, proclamou, segunda-feira, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Com mais de três milhões de votos exprimidos, o CNDD-FDD obteve uma maioria confortável de 72 dos 100 assentos previstos na futura Assembleia Nacional do Burundi.
O CNL, por sua vez, obteve um pouco mais de um milhão de votos, o que lhe concede 27 assentos na futura Câmara Baixa do Parlamento burundês.
A Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA), ex-partido único e terceira força políticado país, conseguiu apenas um assento, no termo deste escrutínio.
As eleições gerais de 20 de maio incluiram as autárquicas, cujos resultados serão divulgados pelas Comissões Eleitorais Comunais Independentes (CECI), precisou a CENI.
A maratona eleitoral terminará em agosto próximo pelas senatoriais, os conselhos de colinas e de bairros, que são as mais pequenas entidades administrativas na base no Burundi.
-0- PANA FB/IS/MAR/DD 25maio2020