Lomé, Togo (PANA) – A União para a República (UNIR), no poder no Togo, venceu largamente as eleições autárquicas de domingo último, 30 de junho último, notou sexta-feira a PANA.
A vitória da UNIR foi publicada no termo da proclamação dos resultados provisórios pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
O partido UNIR lidera no plano nacional e obteve confortavelmente mais de 50 por cento dos votos, com uma larga vitória no norte do país, onde a oposição não se candidatou, na maioria dos casos.
Os restantes assentos são partilhados entre, nomeadamente, a Aliança Nacional para a Mudança (ANC), a Coligação da Oposição (C14), que lidera formações políticas da oposição, e alguns independentes.
A taxa de participação, antes estimada entre 60 e 65 por cento foi revista em baixa segunda-feira última em 50,5 por cento, depois revista em alta terça-feira, atingindo 52,6 por cento, segundo a CENI.
Por "razões técnicas", a votação não se realizou numa circunscrição eleitoral de Avé, de Bassar e de Oti-sul, onde, particularmente, ocorreram confrontos entre duas comunidades na sequência dum litígio fundiário.
Os cidadãos togoleses deslocaram-se, domingo, 30 de junho último, às urnas para elegerem mil 527 conselheiros municipais que deverão administrar 117 comunas do país.
-0- PANA FAA/TBM/SOC/FK/DD 6julho2019