Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder vence eleições senatoriais no Congo

Brazzaville , Congo (PANA) - O Partido Congolês do Trabalho (PCT, no poder) genhou as eleições senatoriais de domingo último, anunciou em Brazzaville o ministro congolês do Interior e Descentralização, Raymond Zéphirin Mboulou, citado pela rádio pública.

O PCT e os seus aliados venceram 36 dos 38 assentos em competição, dos 72 assentos que possui o Senado, acrescentou Raymond Mboulou.

A União para a Democracia Social (UPADS), o único partido da oposição que participou nas eleições senatoriais, conseguiu conservar os seus dois assentos.

A vitória do PCT era esperada na medida em que este partido venceu largamente as eleições autárquicas de 28 de setembro último que designaram os conselheiros municipais e departamentais que formam o colégio dos grandes eleitores encarregues de eleger os senadores.

O escrutínio de domingo tinha como objetivo renovar metade do Senado e dois assentos suplementares deixados vagos pela morte dos seus ocupantes.

O Parlamento do Congo possui duas Câmaras, nomeadamente a Assembleia Nacional (139 eleitos), a mais importante, e o Senado (72 membros).

-0- PANA MB/BEH/FK/TON 13 out 2014