Windhoek, Namíbia (PANA) – A Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), partido no poder na Namíbia, perdeu a maioria parlamentar esmagadora de que dispunha depois de ter vencido 63 assentos dos 96, durante as eleições legislativas de quarta-feira última, soube a PANA de fonte oficial.
Num breve comunicado depois da sua reeleição, no mesmo dia, o Presidente Hage Geinghob, minimizou a importância que reveste uma maioria dos dois terços no Parlamento, afirmando que isto não poderá impedir a Assembleia Nacional de adotar leis importantes.
Geingob foi reeleito, na mesma quarta-feira, com 56,76 por cento dos sufrágios exprimidos durante as presidenciais, uma taxa baixa em relação à de 87 por cento obtida em 2014.
Geinghob é seguido por um candidato independente, Panduleni Filemon Bango Itula, que obteve 29,38 por cento dos sufrágios, terminando assim no segundo lugar, segundo as estatísticas sobre as eleições presidenciais divulgadas domingo último pela Comissão Eleitoral da Namíbia (CEN).
-0- PANA AR/AKA/TBM/SOC/MAR/DD 02dez2019