Ougadougou, Burkina Faso (PANA) - O Movimento do Povo para o Progresso (MPP, no poder) declarou-se otimista, quinta-feira, quanto a vitória do Burkina Faso sobre o terrorismo, em curso no país desde o advento ao poder, em 2015, do Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré.
O otimismo do MPP foi expresso pelo presidente do partido, Simon Compaoré, durante um briefing com a imprensa em Ouagadougou.
Ele recomendou nomeadamente operações de segurança nas províncias do leste, norte, centro-norte e no Sahel, com vista a inspirar mais serenidade e segurança nas populações destas localidades, atendendo à aproximação da época chuvosa.
Apesar da complexidade da tarefa, prosseguiu, "não desesperemos. O Burkina Faso vencerá estes semeadores da morte.”
Saudou o trabalho das forças de defesa e segurança, afirmando que as inovações em curso aos níveis do dispositivo nacional e do G5 Sahel, com o apoio dos nossos parceiros estratégicos, contribuirão para a segurança das zonas perigosas, favorecendo a organização do regresso, às suas aldeias de origem, de pessoas deslocadas internas, e apaziguando assim as populações.
Apelou à união sagrada de todos a fim de se expulsar das fronteiras do país a hidra terrorista.
A seu entender, “estes agressores tentam através de várias estratégias e métodos dividir os Burkinabes e incendiar o país para fins escuros e funestos.”
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 11junho2020