Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder na África do Sul à beira de cissão

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, está à beira de uma cissão depois de a Liga dos Jovens ter confirmado que o seu presidente suspenso, Julius Malema, vai continuar a ser o seu líder, desafiando assim as instâncias de decisão do partido.

Os responsáveis do Comitê Executivo Nacional (NEC) da Liga de Juventude do ANC (ANCYL) reuniram-se em Joanesburgo para discutir sobre a suspensão sumária de Malema depois de ele ter qualificado o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, de "ditador", ao passo que o seu processo de recurso contra uma exclusão definitiva do partido estava em curso.

«O NEC decidiu que Julius Malema deverá ser mantido nas suas funções de presidente da Liga dos Jovens da ANC e executar todas as suas funções neste sentido, pois a decisão de o suspender temporariamente não foi oficialmente comunicada à ANCYL enquanto estrutura do ANC», declarou a organização num comunicado.

"A ANCYL preconizou uma discusão política para sair do impasse. O ANC disse que a Liga dos Jovens não estava em causa, mas a recusa total da direção do partido de nos receber leva a crer que a ANCYL é incriminada e banida por razões que não compreendemos até agora», queixou-se a Liga.

Reagindo, o ANC declarou que a decisão da Liga dos Jovens põe em causa e desafia a Constitução do ANC, bem como os poderes da comissão nacional de disciplina.

Os altos responsáveis do ANC vão reunir-se esta semana para tomar medidas contra os seus jovens.

-0- PANA CU/SEG/FJG/AAS/DIM/DD 16abril2012