Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Comité Executivo do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, repatriará os restos mortais do seu antigo secretário-geral, Duma Nkokwe, e da presidente da Liga das Mulheres do ANC, Florence Mophosho, ambos falecidos e sepultados na Zâmbia, soube a PANA de fonte oficial em Lusaka.
Ambos faleceram numa altura em que os membros do partido no poder na África viviam exilados na Zâmbia, de acordo com uma carta do ANC entregue quarta-feira, em Lusaka, a Davies Mwila, secretário-geral da Frente Patriótica (PF), no poder na Zâmbia, pelo embaixador sul-africano na Zâmbia, George Twala.
O secretário-geral do ANC, Ace Magashule, prestou uma vibrante homenagem ao povo zambiano, reconhecendo o apoio e a solidariedade dado ao povo sul-africano durante a luta de libertação contra o regime do Apartheid (segregação racial).
Nokwe e Mophosho deixaram ambos a África do Sul nos anos 1960 quando o ANC foi proibido pelo então regime do apartheid, tendo falecido nos anos 1980.
Segundo um comunicado publicado quarta-feira pelo assessor da comunicação da PF, Sunday Chanda, Mwila garantiu a Twala que o seu partido consultará agências governamentais envolvidas no processo para darem todo o apoio necessário ao processo de repatriamento destes restos mortais.
-0- PANA MM/AR/ASA/TBM/FK/DD 6fev2020