Partido no poder na África do Sul saúda memória de Mugabe
Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC), Ace Magashule, apresentou esta sexta-feira as condolências do partido no poder na África do Sul à família do antigo Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, que morreu aos 95 anos de idade.
A vida de Mugabe foi um perfeito exemplo do "novo africano" que, tendo-se desembaraçado do jugo colonial, fazia todo o seu possível para se garantir que o seu país se integre no concerto das nações e seja firmemente responsável pelo seu próprio destino, indicou Magashule.
Acrescentou que o Mundo vai lembrar-se sempre do slogan do antigo herói da libertação: “África aos Africanos e Zimbabwe aos Zimbabweanos”.
"Embora o ANC e os seus responsáveis não tenham conseguido estar de acordo, as vezes de maneira virulenta, com Mugabe sobre questões de interesse nacional, enquanto organização fraternal, consideramos como sacrossanto o princípio de soberania.
"Só a história julgará se as medidas tomadas pelos dirigentes no interesse dos seus concidadãos eram corretas. Lembramos as palavras imortais de William Sheakespeare, segundo as quais , 'o mal que os homens fazem sobrevive-lhes, o bem é as vezes enterrado com os seus ossos”, afirmou.
Magashule endereçou as suas condolências à família de Mugabe e à ZANU-PF, o partido no poder no Zimbabwe e que ele liderou durante anos até à sua saída do poder, em 2017.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 06set2019