Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Movimento do Povo para o Progresso (MPP, o partido no poder) lidera as eleições legislativas de 22 de novembro último com 56 assentos, de acordo com resultados definitivos proclamados domingo pelo Conselho Constitucional.
Porém, estes resultados estão aquém da maioria absoluta (64 assentos), segundo a mesma fonte.
O Conselho Constitucional registou 33 recursos, que não culminaram em nenhuma modificação, o que faz com que os resultados definitivos não sejam diferentes dos provisórios proclamados anteriormente pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Assim sendo, o MPP continua a liderar os resultados com 56 assentos, seguido pelo Congresso para a Democracia e Progresso (CDP) com 20 assentos e pelo Novo Tempo para a Democracia (NTD) com 13.
Dos 126 partidos que concorreram para os 127 assentos, apenas 15 terão assentos na Assembleia Nacional para os cinco próximos anos.
O MPP pode contar com seus aliados, nomeadamente o NTD com 13 assentos, para formar uma maioria absoluta no seio do Parlamento.
Dos cinco milhões 895 mil 573 eleitores inscritos na lista eleitoral, mas apenas dois milhões 927 mil 750 conseguiram votar, de acordo com o Conselho Constitucional.
O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos, com um milhão 644 mil 229 votos, ou seja, 57,74 por cento dos sufrágios expressos, segundo os resultados definitivos proclamados sexta-feira última pelo Conselho Constitucioal.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 20dez2020