Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder largamente maioritário na Assembleia Nacional do Congo

Brazzavill , Congo (PANA) – O Partido Congolês do Trabalho (PCT), no poder no Congo, venceu 90 dos 151 assentos da Assembleia Nacional, segundo os resultados das eleições legislativas publicadas quarta-feira à noite em Brazzaville pelo ministro do Interior, Desenvolvimento Local e Descentralização, Raymond Zéphiryn Mboulou.

Assim, estes resultados definitivos da primeira e segunda voltas das eleições legislativas de 2017 no Congo dá ao PCT a maioria na Assembleia Nacional com 90 deputados.

Este partido é seguido de 18 deputados independentes, dos quais a União dos Democratas Humanistas (UDH-Yuki) de Guy Brice Parfait Kolélas, opositor e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2016.

A principal formação da oposição, a União Pan-africana para a Democracia Social (UPDS) de Pascal Tstaty obtém oito assentos.

Aliados do PCT, o MAR do finado Jean Batiste Taty Loutard conseguiu quatro assentos, enquanto a Mobilização para a Democracia Social (RDPS) e a União para a Democracia e República (URD) obtiveram cada três assentos.

O grande perdedor destas eleições legislativas continua a ser o Movimento Congolês para a Democracia e Desenvolvimento Integral (MCDDI) do finado Bernard Kolélas Bakana que não conseguiu nenhum assento.

Treze mulheres entraram na Assembleia Nacional bem como vários jovens, indica-se em Brazzaville.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 3agosto2017