Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder ganha três assentos parlamentares

Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Frente Patriótica (PF, no poder) ganhou três assentos parlamentares, ao passo que o Movimento para a Democracia Multipartidária (Mmd) e o Partido Nação Unida pelo Desenvolvimento (UPND) obtiveram cada um assento as eleições parlamentares parciais de quinta-feira.

Segundo os resultados destas eleições anunciados sexta-feira última pela Comissão Eleitoral da Zâmbia (ECZ), o partido do Presidente da República, Michael Sata, ganhou a sede do Vubwi na província Oriental, nas sedes de Zambezi-Oeste e de Mkushi-Sul.

Margret Miti da PF ganhou o assento de Vubwi, enquanto Christabel Ngimbu instala-se em Zambezi-Oeste e Davies Chisopa em Mkushi-Sul.

O ex-partido no poder, o Mmd, conservou o assento Kasenengwa na província Oriental, a sua candidata, Victoria Kalima, ao passo que Dawson Kafwaya do UPND ganhou o assento Solwezi Centro.

Estas eleições parciais da 11 de setembro corrente seguem-se às canceladas em 2011 por diferentes tribunais por causa de más práticas eleitorais.

Assentos de Mkushi Sul Vubwi e Solwezi Centro, detidos anteriormente pelo ex-partido no poder, o Mmd, foram ganhos pelo PF e pelo UPND.

-0- PANA MM/VAO/NFB/DIM/DD 13set2014