Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder em São Tomé e Príncipe organiza marcha contra moção de censura

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O partido no poder em São Tomé e Príncipe, a Ação Democrática Independente (ADI), organizou esta quinta-feira uma manifestação pacífica contra a moção de censura votada pelos partidos da oposição que derrubou o Governo do primeiro-ministro Patrice Trovoada.

A manifestação iniciada num campo de futebol da capital passou por várias artérias, fez uma pequena paragem defronte ao Palácio do Povo e culminou defronte às instalações do Palácio do Governo.

Patrice Trovoada, escoltado por vários guarda-costas, recebeu a multidão na varanda do Palácio do Governo, em jeito de agradecimento abriu os braços anunciando a vitória.

“Vieram manifestar apoio ao Governo, o nosso país precisa de estabilidade”, afirmou Patrice Trovoada, igualmente líder da ADI, que disse estar surpreendido com o nível de aderência dos manifestantes

A marcha, sob o lema "Povo põe, povo tira", foi convocada em menos de 48 horas através dos meios de comunicação social estatal e algumas rádios privadas nos tempos de antenas reservados aos partidos políticos.

Antes da manifestação de apoio ao Governo destituído no Parlamento ter saído as ruas, o Presidente demissionário da Assembleia Nacional, Evaristo Carvalho, efetuou a troca de pastas com o seu sucessor, Alcino Pinto, eleito para o cargo na quarta-feira pelos deputados.

“Eu não estou mais na política, eu fiz da minha livre vontade, do meu pensamento, sob a minha responsabilidade por isso pedi a minha renúncia para ficar mais tranquilo, continuou pronto quando a nação pedir", disse Evaristo Carvalho.

Interrogado sobre o futuro, disse: “não respondo como membro da ADI, já trabalhei, estou reformado, sou administrativo como profissional vou para o meu campo.”

-0- PANA RMG/TON 29Nov2012