Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder em França saúda memória de diretora de Tesouro assassinada na Guiné

Paris, França (PANA) - O Partido Socialista (PS), no poder em França, saudou a memória da diretora do Tesouro Público da Guiné Conakry, Aissatou Boiro, assassinada sexta-feira passada por desconhecidos armados.

"O Partido Socialista saúda a memória desta mulher corajosa e partilha o choque que este ato cobarde provoca na sociedade guineense, no Presidente Alpha Condé e no seu Governo", declarou o secretário nacional para a Europa e Internacional do partido no poder em França,
Jean Christophe Cambadélis.

O partido do Presidente francês, François Hollande, considera "capital" para o Governo guineense a detenção e o julgamento dos assassinos.

Aissatou Boiro, da qual vários responsáveis guineenses elogiam a integridade e o rigor no trabalho, foi abatida quando regressava a casa no termo duma reunião no Ministério do Orçamento.

De 58 anos de idade e mãe de dois filhos, Aissatou Boiro é uma personagem chave na luta contra a corrupção e o desvio de fundos na Guiné e esteve na origem do desmantelamento duma rede que implicava vários quadros que tentavam desviar 13 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 530 francos CFA) do Tesouro Público guineense.

-0- PANA BM/TBM/SOC/MAR/TON 15novembro2012