Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder em Cabo Verde escolhe novo líder a 14 de dezembro

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) elegerá com voto direto, a 14 de dezembro próximo, um novo presidente do partido para substituir o atual líder, José Maria Neves, apurou a PANA domingo na cidade da Praia, de fonte partidária.

A reunião do principal órgão de direção do PAICV marcou também para os dias 24 e 25 de janeiro próximo a realização do XIV congresso extraordinário do partido durante o qual o novo líder irá submeter aos militantes a estratégia do partido para o círculo eleitoral que irá ter lugar em Cabo Verde em 2016.

Fazendo o ponto da situação à imprensa, o atual líder José Maria Neves, que vai continuar a chefiar o Governo até às eleições legislativas de 2016, disse que o encontro iniciado na sexta-feira última decorreu “muito bem” com “grandes contributos” de todos os conselheiros nacionais.

De acordo com o também primeiro-ministro cabo-verdiano, estes contributos vão no sentido de procurar consensos e um quadro de convergência para uma disputa com elevação no quadro das regras do jogo, dos princípios e valores do PAICV.

“Acho que vamos fazer um grande congresso e vamos agora fazer um amplo debate político para a escolha do presidente do partido”, precisou.

José Maria Neves considera que, com a eleição em dezembro e a realização do congresso a mais de um ano das legislativas, o novo líder será capaz de, a partir de janeiro próximo, criar condições a fim de que o PAICV enfrente, com sucesso, os desafios eleitorais em 2016.

Disse esperar que o partido tenha saído mais forte e mais coeso desta reunião do Conselho Nacional, órgão máximo do partido entre dois congressos, com maior capacidade de ação política.

Quatro candidatos se perfilam na corrida para a sucessão a José Maria Neves e, consequentemente, virem a ser o candidato do PAICV para liderar o novo Governo sair das legislativas em Cabo Verde, previstas para o primeiro trimestre de 2016.

Trata-se da ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, da ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, do líder parlamentar do PAICV na Assembleia Nacional, Felisberto Vieira, e do vice-presidente do Parlamento e secretário-geral do partido, Júlio Correia.

-0- PANA CS/DD 30jun2014