Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder em Cabo Verde antecipa congresso

Praia, Cabo Verde (PANA) - O XIII Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o partido no poder em Cabo Verde, vai decorrer de 19 a 21 de abril em curso, uma semana antes da data previamente agenda, soube a PANA, segunda-feira, na capital cabo-verdiana de fonte partidária.

A antecipação da data do congresso foi decidida na reunião conjunta da Comissão Política Nacional e do Secretariado Geral do PAICV, que decorreu no último fim-de-semana na cidade da Praia.

Segundo fonte do partido, o lema escolhido para o congresso, "Por Cabo Verde: Uma Nova Ambição", corporiza, na linha dos ganhos conseguidos, a aspiração da Nação cabo-verdiana em dar, com o PAICV, "um novo salto para um Cabo Verde próspero".

O congresso vai também analisar e aprovar as alterações dos Estatutos para lhes dar "maior
efetividade e eficácia".

A reunião foi antecedida pela reeleição, por sufrágio direto, a 10 de março passado, do primeiro-ministro José Maria Neves como presidente do PAICV.

O atual líder do PAICV anunciou que este será o seu último mandato como presidente do partido, depois de vencer nos congressos de 2000, 2003, 2006 e 2010.

O seu sucessor à frente do partido será escolhido em novas eleições diretas previstas para finais de 2014 ou inícios de 2015.

Apesar de deixar a liderança do partido, José Maria Neves manter-se-á como primeiro-ministro de Cabo Verde até ao final da atual legislatura, que termina em 2016.

-0- PANA CS/TON 08abril2013