Partido no poder em Cabo Verde adia convenção autárquica devido ao Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, adiou segunda-feira a sua convenção autárquica, inicialmente prevista para a primeira semana de abril corrente, devido ao Covid-19 (coronavírus) no país, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.
A convenção autárquica vai ser adiada e a sua realização estará dependente do evoluir da situação da pandemia de Covid-19 no arquipelago cabo-verdiano, anunciou segunda-feira a secretária-geral do MpD, Filomena Delgado à agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress).
Adiantou que a anteceder este encontro, durante o qual seriam apresentados os candidatos do MpD às eleições autárquicas de 2020, estava marcada uma reunião da Comissão Política Nacional (CPN) do partido para a aprovação final da lista dos candidatos.
“Nós já tínhamos uma data prevista para a reunião da CPN que iria aprovar a lista dos candidatos do MpD às autárquicas e depois faríamos a convenção autárquica em abril corrente, mas acontece que, com esta situação, não é possível realizar nem a reunião da CPN e nem a convenção”, lamentou Filomena Delgado.
Ela indicou que a realização da convenção está ao momento dependente do evoluir da situação da pandemia do Covid-19.
“Estamos em estado de emergência que vai até ao dia o 17, depois terá que ser avaliada a situação”, disse a SG do MpD, recordando que o fórum estava previsto para acontecer na ilha de São Vicente, o que, a seu ver, agrava ainda mais a situação devido às restrições nas deslocações de pessoas enquanto vigorar a proibição das ligações aéreas e marítimas entre as ilhas do arquipelago.
As eleições autárquicas em Cabo Verde estão previstas para o segundo semestre de 2020.
O MpD, que governa Cabo Verde depois de vencer as eleições legislativas de 2016, lidera, atualmente, 18 das 22 câmaras municipais do país.
Em março último, o presidente do MpD e primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, indicou que o partido está preparado para as eleições previstas inicialmente para segundo semestre deste ano, lembrando que, desde ano transato, foi aprovado o regulamento para a escolha dos candidatos a estas consultas.
“Regras claras foram definidas e quando assim é há menos propensão para conflitualidade, e para criar dificuldades nos processos de escolha”, disse, assegurando que “nessa convenção autárquica todos os candidatos à presidente das camaras municipais vão ser apresentados."
-0- PANA CS/DD 06abril2020