Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder em Cabo Verde aposta em mulheres e jovens para legislativas

Praia, Cabo Verde (PANA) - A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, anunciou sexta-feira, na cidade da Praia, que a comissão política nacional da força política no poder em Cabo Verde já aprovou as listas de candidatos às eleições legislativas de 20 de março de 2016, com uma aposta na participação da mulheres e dos jovens, apurou a PANA de fonte partidária.

"A grande renovação, a ampla participação de mulheres e a muita participação de jovens", são, para Janira Hopffer Almada, os “pontos fortes” das listas que o PAICV, no poder desde 2001, irá submeter aos eleitorado cabo-verdiano para conseguir o quarto mandato consecutivo para continuar a governar Cabo Verde.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião para aprovação dos candidatos que decorreu sexta-feira na cidade da Praia, a presidente do PAICV) anunciou que entre os cabeças-de-lista aos 13 círculos eleitorais do país (10 em Cabo Verde e três no estrangeiro) três são mulheres, sendo que no círculo eleitoral de São Vicente há seis mulheres nos primeiros 11 lugares da lista.

"Temos muita gente que vem dando um grande contributo para o desenvolvimento do país que está nas listas. Temos uma grande presença de mulheres em todos os círculos eleitorais, mas também temos uma grande presença da juventude em todas as listas", disse, sublinhando a importância do partido congregar as "caras novas e as novas competências com alguma experiência acumulada".

Janira Hopffer Almada, que substitui, em dezembro de 2014, José Maria Neves na liderança do PAICV, irá encabeçar a lista de Santiago Sul, o maior círculo eleitoral do país. O atual líder parlamentar do PAICV, Felisberto Vieira, e o ministro da Defesa, Rui Semedo, são outros nomes nas listas do partido em Santiago Sul.

Os três vice-presidentes do PAICV, Manuel Inocêncio Sousa, Eva Ortet e José Veiga, serão também cabeças-de-lista, respetivamente, nos círculos eleitoras de São Vicente, Fogo e Santiago Norte.

A médica Ana Paula Santos será cabeça-de-lista pelo Sal, o atual presidente da câmara da Ribeira Brava, Américo Nascimento, lidera a lista de São Nicolau e o deputado Carlos Delgado a de Santo Antão.

Os deputados Walter Évora, Fernando Frederico e Clovis Silva irão liderar as listas da Boavista, Maio e Brava, respetivamente.

Estevão Rodrigues, residente em Angola, repete a candidatura pelo círculo de África, enquanto o académico Francisco Pereira, residente em Portugal, lidera a lista da Europa e Resto do Mundo, e o empresário João Brito a dos Estados Unidos da América.

"Quase todas as listas foram aprovadas por unanimidade, mas sobretudo fazendo questão de respeitar as bases do partido. Foram ouvidos os setores, as comissões políticas regionais e só depois é que a comissão política nacional aprovou as propostas e, em quase todos os círculos eleitorais, as propostas foram aprovadas sem alteração", sustentou a líder do PAICV.

Janira Hopffer Almada, a primeira mulher a liderar um partido em Cabo Verde, destaca ainda que as listas preconizam sobretudo ser representativas da sociedade.

“Queremos que aqueles que estão nas listas representem efetivamente as expetativas da sociedade cabo-verdiana e possam desempenhar bem as suas funções pois esperamos merecer a confiança, mais uma vez, do povo cabo-verdiano", acrescentou.

A candidata a próximo primeiro-ministro de Cabo Verde na última semana de dezembro passado deixou o cargo de ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, que exercia no Governo, para se dedicar inteiramente à preparação do PAICV para a campanha das legislativas de 20 de março próximo.

Nas últimas eleições legislativas, em 2011, o PAICV, liderado pelo atual primeiro-ministro José Maria Neves, conquistou a sua terceira maioria absoluta consecutiva, tendo conseguido 38 dos 72 lugares na Assembleia Nacional.

-0- PANA CS/TON 09 jan 2016