Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder e oposição assinam acordo eleitoral nas Maurícias

Ebene, Maurícias (PANA) – O Partido Trabalhista (PTR), no poder nas Maurícias, e o principal partido da oposição, o Movimento Militante Maurício (MMM), assinaram sábado um acordo com vista às próximas eleições legislativas previstas em breve, nas ilhas, constatou a PANA no local.

Para o primeiro-ministro e líder do PTR, Navin Ramgoolam, "este acordo representa uma viragem decisiva na história política das ilhas".

"Não é um acordo entre Paul Bérenger e Navin Ramgoolam, é um acordo global que define as grandes linhas da nossa ação governamental e que vai propulsar as Maurícias e torná-las num país moderno", indicou Ramgoolam.

Segundo ele, este acordo abre um novo capítulo na história das Maurícias.

"A nossa prioridade é modernizar as ilhas para fazer delas um modelo de democracia", disse.

Por sua vez, o líder do MMM, Paul Bérenger, indicou que o próximo Governo pretende introduzir uma lei sobre o financiamento dos partidos políticos, sendo este assunto debatido há vários anos no arquipélago.

Os outros partidos da oposição, dos quais o Movimento Socialista Militante (MSM) dirigido pelo antigo Presidente da República, Sir Anerood Jugnauth, começaram a discutir uma aliança eleitoral para contrariar o acordo de sábado entre o PTR e o MMM.

Numa declaração à imprensa, o líder da oposição, Pravind Jugnauth, anunciou que, em caso de vitória, esta nova aliança da oposição cuidará dos principais problemas que afetam a população, nomeadamente o emprego e o desemprego, as Pequenas e Médias Empresas (PME), a segurança nas ilhas, entre outras grandes preocupações da população.

-0- PANA NA/JSG/CJB/IZ 21set2014