Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder assina Código de Conduta Eleitoral no Sudão

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Partido do Congresso Nacional (NCP) do Presidente sudanês, Omar El Béshir, assinou o Código de Conduta Eleitoral Nacional, considerado pela União Africana (UA) como o meio de garantir eleições livres e transparentes em Abril próximo no Sudão.
Quinze outros partidos políticos baseados no Sudão Sul já assinaram este Código, a 2 de Março último, visando as eleições presidenciais, legislativas e governatoriais, que serão as primeiras eleições democráticas desde 1986 neste país africano rico em petróleo.
"Este Código, que compromete os partidos e os candidatos a respeitar princípios comuns com vista a eleições livres e justas, vai facilitar a auto- regulamentação dos partidos políticos sudaneses nas próximas eleições, previstas para 11 de Abril de 2010", indica a UA num comunicado publicado segunda-feira à noite.
No documento, a UA diz-se convencida de que este Código pode desempenhar um papel importante na promoção da democratização no Sudão e no reforço da confiança entre os diferentes partidos políticos.
O NCP assinou igualmente a Declaração de Compromissos Comuns, que apoia uma mudança democrática pacífica no Sudão e reafirma o seu engajamento a favor do Acordo de Paz Global (CPA) em busca da paz e da justiça na região de Darfur, no oeste do país.
O Código foi assinado, em nome do NCP, por Ibrahim Ghandour, secretário para para os Assuntos Políticos deste partido, na presença de Mahmoud Kane, chefe do gabinete de ligação da UA no Sudão (UA-LOS).
A UA indicou que a assinatura pelo NCP deste Código de Conduta favorecia a sua aceitação por todos os partidos políticos sudaneses e aumentava as oportunidades dum processo eleitoral pacífico para o próximo escrutínio.
"Está previsto que outros partidos se associam a este Código nos próximos dias", declarou a UA.