Agência Panafricana de Notícias

Partido maioritário realiza congresso crucial na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A União para a República (UPR), principal partido da maioria, na Mauritânia, encerra este domingo um congresso extraordinário "crucial", aberto sábado no novo Centro Internacional de Conferências de Nouakchott (CICN), apurou a PANA na capital mauritana.

A reunião vai permitir eleger um novo presidente da formação política detentora de mais de 100 assentos de deputados de um total de 150 lugares da Assembleia Nacional. 

O encontro vai permitir igualmente criar todos os órgãos regulares do partido atualmente dirigido por um Comité Provisório cujos membros foram escolhidos de forma discricionária pelo ex-presidente da República, Mohamed ould Abdel Aziz.

A Mauritânia registou uma transferência de poder entre Abdel Aziz e o seu sucessor, Mohamed ould Cheikh El Ghazouani, a 1 de agosto de 2019.

Desde meados de novembro de 2019, Ghazouani e o seu antecessor e amigo de 40 anos estão envolvidos numa luta pelo controlo da UPR.

Assim, este congresso de 28-29 de dezembro deve ficar marcado pela entrada em força dos apoiantes de Ghazouani em todos os órgãos de controlo do partido, na sequência do voto de saído dos homens de Mohamed ould Abdel Aziz, nos comités de gestão e graças ao apoio declarado de muitos responsáveis executivos ao novo chefe de Estado, notam os observadores.

-0- PANA SAS/DIM/IZ 29dez2019