Agência Panafricana de Notícias

Partido islamita exige diálogo nacional na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Coligação Nacional para a Reforma e Desenvolvimento (RNRD/Tawassoul/movimento islamita) apelou, terça-feira, para um diálogo nacional sério e inclusivo na perspetiva das eleições presidenciais previstas para 2019, na Mauritânia.

O diálogo defendido deve abordar a questão da unidade nacional, nomeadamente a coabitação em harmonia das comunidades.

Esta concertação nacional deve igualmente conduzir à reestruturação da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), composta atualmente por representantes da maioria e da oposição moderada, bem como à revisão do ficheiro eleitoral.

Exige-se ainda a presença de observadores nacionais e internacionais para supervisionar as operações de voto, durantes as presidenciais, uma garantia de neutralidade dos corpos e símbolos do Estado, a não-utilização do dinheiro público para fins partidários no quadro do processo eleitoral e a fusão dos eleitores civis e militares num ficheiro único.

A Coligação Nacional para a Reforma e Desenvolvimento (RNRD) saúda iguamente o príncipio "de uma candidatura única ou principal da oposição, que vai no sentido de uma coordenação de esforços, visando a alternância democrática".

A RNRD/TAWASSOUL é a primeira força da oposição na Assembleia Nacional da Mauritânia, com 14 deputados.

-0- PANA SAS/IS/MAR/IZ 05fev2019